O Conselho Nacional de Educação (CNE) concebeu um Roteiro para Renovação Pedagógica, preconizando o fortalecimento da participação dos estudantes e advogando por abordagens práticas e realistas na promoção da aprendizagem. O principal propósito deste Roteiro é oferecer um suporte dinâmico às instituições educacionais, proporcionando uma variedade de estratégias para orientar suas iniciativas.
A importância de focar a atenção nos alunos no processo de aprendizagem é enfatizada pelo Guia, destacando que a responsabilidade de escolher as melhores opções recai sobre as escolas, considerando sua realidade e objetivos. Além da conexão entre a escola e a vida dos alunos, recomenda-se uma gestão flexível do currículo, bem como a promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Quanto às metodologias de ensino, o Guia propõe o uso de tarefas “autênticas ou realistas”, integrando o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais. No que diz respeito à avaliação, sugere a adoção de “tarefas de avaliação autênticas ou realistas”, com a ressalva de que os processos e critérios de avaliação devem ser transparentes, permitindo negociações.
O CNE também destaca a importância de espaços físicos e virtuais, tanto dentro quanto fora da escola, serem concebidos para facilitar o diálogo, a participação e a inclusão.
Além do enfoque nos alunos e na aprendizagem, o Guia aborda outras duas dimensões: o aspecto social e uma orientação local e sistêmica. No que tange ao “sentido social”, destaca-se a necessidade de promover uma educação inclusiva e fomentar a cidadania democrática, com ênfase na ideia de que a aprendizagem é contínua ao longo da vida. Quanto à “orientação local e sistêmica”, o Guia sugere a integração da inovação em outros projetos, como os educativos da escola, interações com a comunidade, e projetos de âmbito local, regional, nacional ou internacional. O Guia também enfatiza o desenvolvimento de pedagogias cooperativas e solidárias, pautadas por princípios de não discriminação, respeito pela diversidade e redução das desigualdades.
fonte: http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/roteiros-da-inovacao-pedagogica-escolas-e-experiencias-de-referencia-em-portugal-no-seculo-xx
O Conselho Nacional de Educação (CNE) concebeu um Roteiro para Renovação Pedagógica, preconizando o fortalecimento da participação dos estudantes e advogando por abordagens práticas e realistas na promoção da aprendizagem. O principal propósito deste Roteiro é oferecer um suporte dinâmico às instituições educacionais, proporcionando uma variedade de estratégias para orientar suas iniciativas.
A importância de focar a atenção nos alunos no processo de aprendizagem é enfatizada pelo Guia, destacando que a responsabilidade de escolher as melhores opções recai sobre as escolas, considerando sua realidade e objetivos. Além da conexão entre a escola e a vida dos alunos, recomenda-se uma gestão flexível do currículo, bem como a promoção da interdisciplinaridade e transdisciplinaridade.
Quanto às metodologias de ensino, o Guia propõe o uso de tarefas “autênticas ou realistas”, integrando o desenvolvimento de competências disciplinares e transversais. No que diz respeito à avaliação, sugere a adoção de “tarefas de avaliação autênticas ou realistas”, com a ressalva de que os processos e critérios de avaliação devem ser transparentes, permitindo negociações.
O CNE também destaca a importância de espaços físicos e virtuais, tanto dentro quanto fora da escola, serem concebidos para facilitar o diálogo, a participação e a inclusão.
Além do enfoque nos alunos e na aprendizagem, o Guia aborda outras duas dimensões: o aspecto social e uma orientação local e sistêmica. No que tange ao “sentido social”, destaca-se a necessidade de promover uma educação inclusiva e fomentar a cidadania democrática, com ênfase na ideia de que a aprendizagem é contínua ao longo da vida. Quanto à “orientação local e sistêmica”, o Guia sugere a integração da inovação em outros projetos, como os educativos da escola, interações com a comunidade, e projetos de âmbito local, regional, nacional ou internacional. O Guia também enfatiza o desenvolvimento de pedagogias cooperativas e solidárias, pautadas por princípios de não discriminação, respeito pela diversidade e redução das desigualdades.
fonte: http://www.ie.ulisboa.pt/projetos/roteiros-da-inovacao-pedagogica-escolas-e-experiencias-de-referencia-em-portugal-no-seculo-xx